sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Parabéns EB1 de Ponte de Lima pelo excelente COMUNICANDO

Divulgamos a toda a comunidade o "Comunicando" da EB1 de Ponte de Lima, totalmente dedicado à Semana da Alimentação.
Parabéns a todos os que participaram na sua elaboração. :)

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO
O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado pela primeira vez em 1981, celebra-se a 16 de Outubro, sendo todos os anos definido um tema para as comemorações. O tema proposto para este ano é O preço da alimentação, da crise à estabilidade.
A EB1 de Ponte de Lima associa-se às comemorações, com uma semana de atividades e reflexão sobre o direito a uma alimentação saudável, através do consumo de frutos e hortícolas, e da sensibilização para a importância do pequeno-almoço. As atividades decorrem entre 17 e 21 de Outubro.

ATIVIDADES A DESENVOLVER

Entre os dias 17 e 21 serão servidas na cantina ementas especiais, para assinalar o Dia da Alimentação. As ementas da semana de 17 a 21 serão comuns na maior parte das escolas do Agrupamento António Feijó.
Entre os dias 18 e 21, os alunos tomarão o pequeno-almoço na escola (pão, leite/iogurte, sumo de laranja e fruta), integrado numa aula destinada a sensibilizá-los para a importância do pequeno-almoço na alimentação. Solicita-se, por isso, aos pais e encarregados de educação que, de acordo com a escala que se segue, não sirvam pequeno em suas casas:

Importância do Pequeno-almoço

O pequeno-almoço de uma criança que vai para a escola é uma refeição que assume um papel de extrema relevância. Normalmente, esta refeição é compartilhada com a família, sendo fundamental que os pais assumam um papel fulcral atribuindo a devida importância a esta refeição.
As crianças que não comem de forma suficiente e equilibrada logo pela manhã, tornam-se desatentas e agitadas ou fracas e sonolentas. Isto acontece porque, quando em jejum ou mal alimentado, o organismo ataca as reservas de açúcar para conseguir manter o nível de energia. Apesar de obter assim alguma energia, não consegue a suficiente para responder a grandes exigências físicas e intelectuais, do mesmo tipo das que são feitas às crianças na escola. O jejum prolongado põe em funcionamento outros mecanismos prejudiciais à saúde.
Por outro lado, a falta do pequeno-almoço vai fazer com que a criança fique com mais fome para a refeição seguinte (lanche da manhã ou almoço), e irá, provavelmente, comer insaciavelmente nessa próxima refeição, o que poderá contribuir para uma futura obesidade.



O que deve conter um bom pequeno-almoço?
 É importante que o pequeno-almoço contenha três elementos fundamentais:
· Leite, porque fornece cálcio e proteínas valiosas que permitem construir, manter e renovar os tecidos.
· Pão ou cereais, porque fornecem energia de uma forma constante, devido aos hidratos de carbono complexos que os constituem.
· Fruta, porque contém vitaminas e minerais necessários para nos proteger das doenças e manter o corpo em equilíbrio.

Nota: No caso de não se beber leite e se optar pelo iogurte ou queijo, é importante que o pequeno-almoço inclua uma outra bebida, porque o corpo, após uma noite inteira sem bebermos nada, precisa de ser reidratado.
3ª feira, dia 18 de Outubro – 1º ano de escolaridade
4ª feira, dia 19 de Outubro – 2º ano de escolaridade
5ª feira, dia 20 de Outubro – 3º ano de escolaridade
6ª feira, dia 21 de Outubro – 4º ano de escolaridade

Sem comentários:

Enviar um comentário