sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pequeno-Almoço: A Chave do Sucesso

Começar o dia com um pequeno-almoço completo e variado, garante o equilíbrio nutricional e energético para o resto do dia.


Não é ao acaso que o pequeno almoço deve ser considerado uma das principais refeições do dia alimentar e deve contribuir com aproximadamente 25% das calorias totais diárias. De facto, a ingestão desta refeição evita sintomas de irritabilidade, falta de concentração e diminuição do rendimento físico e intelectual. Também o controlo do peso corporal é mais bem conseguido por quem ingere habitualmente pequeno-almoço.

Começar o dia com alimentos que garantam uma adequado ingestão de hidratos de carbono complexos e de proteínas, fornece-nos também muitas das vitaminas, minerais e fibras indispensáveis à nossa saúde e resulta num prolongado tempo de absorção, manutenção dos níveis adequados de glicose no sangue,  e refeições posteriores menos volumosas.

Assim, optar por pão de mistura, centeio ou com sementes, acompanhado por queijo fresco ou uma fatia de fiambre e um copo de leite ou iogurte pouco açucarado é uma boa solução.
Os cereais com leite ou iogurte representam outra solução interessante. Neste caso, deve-se evitar a presença de açúcar nos primeiros lugares da lista de ingredientes presente no rótulo alimentar.
A fruta pode e deve ser adicionada em ambas as opções.

Sem comentários:

Enviar um comentário