segunda-feira, 8 de novembro de 2010

7 dicas para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para teres uma alimentação saudável deves ter em conta o equilíbrio, a quantidade e a variedade de alimentos. Assim, serão fornecidos todos os nutrientes necessários, em quantidade adequada, permitindo um funcionamento pleno do organismo.
1 - Inicia o dia com um bom pequeno-almoço; deve incluir três grupos de alimentos: fruta, lacticínios e cereais.
2 - Evita doces e alimentos muito calóricos. É importante ter cuidado com a quantidade e com a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são ricos em hidratos de carbono e/ou lípidos. Comer exageradamente esses alimentos facilita o surgimento de doenças como a obesidade, diabetes e doenças do coração, entre outras.
3 - Bebe muitos líquidos: água, chá, infusões e sumos naturais. Recomenda-se 1,5 a 2 litros por dia - o equivalente a 8 ou 10 copos. Parece muito? Mas lembre-te a água é o principal componente do nosso organismo.
4 - Evita os fritos.
5 - Faz 5 refeições diárias.  O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a frequência e diminuir o volume). Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba sentindo muita fome e come exageradamente - o mesmo acontece com quem não tem hora certa para comer ou "salta" uma das refeições.
6 - Controla o consumo de sal. Para temperar e dar um toque especial aos pratos culinários devemos explorar diferentes combinações de ervas aromáticas e especiarias.
7 - Abusa das frutas, recomendam-se cerca de 3 a 5 peças de fruta por dia. Elas encaixam perfeitamente em todas as refeições: ao pequeno-almoço, lanches entre as refeições ou como sobremesa

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