quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jovens e exercício físico

Nos jovens o exercício físico regular proporciona um melhor desenvolvimento da massa óssea, dos músculos e articulações, do controle do peso, do bom funcionamento do coração e pulmões, do desenvolvimento e coordenação dos movimentos e contribui também para o controle da ansiedade e depressão.
Além disso, a participação nas actividades físicas permite-lhes a oportunidade de se expressarem, de desenvolverem a auto-confiança, a auto-realização, a interacção e a integração sociais.
A prática regular favorece a adopção de comportamentos saudáveis levando, por um lado, a evitar consumos nocivos, como o tabaco, o álcool e as drogas e, por outro lado, a aderir a uma alimentação saudável, ao descanso adequado e a comportamentos de segurança.
Outro ponto positivo é que os padrões de exercício físico adquiridos na infância e adolescência são mais facilmente mantidos durante toda a vida, sendo a base para uma vida ativa saudável. Por outro lado, estilos de vida como o sedentarismo, a alimentação desequilibrada e o abuso de certas substâncias, adquiridos enquanto jovem, vão repercutir por toda a vida.

Por tudo isto, é importantíssimo manteres-te activo, quer seja através de actividades físicas na escola, nos clubes desportivos, nos ginásios ou simplemente a caminhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário