quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que fazer nas férias....



AS 10 MELHORES BRINCADEIRAS DO VERÃO

Praias e parques incentivam atividades muito agradáveis desde que se solte a imaginação. O importante é afastar os hábitos e as rotinas e experimentar novas situações.

A criatividade deve ser a grande amiga das férias. É ela quem ajuda a inventar coisas diferentes. Apresentamos algumas sugestões de atividades para o período de férias:

1. Passeios de descoberta (com os pais) a sítios desconhecidos, mesmo que sejam perto de casa ou então fazer entrevistas aos habitantes para recolher informações de como era a vida antigamente na localidade das férias.

2. "À Indiana Jones" (brincadeiras de exploração de recantos, grutas e bosques sob supervisão de um adulto).

3. Construir brinquedos em cartão, madeira, barro, areia molhada ou outro material (castelos, casas, veículos, barcos com vela, etc.).

4. Registar em desenho e pintura pormenores do local de férias (fontes, ruas, jardins, etc.).

5. "O investigador científico" (observar, descrever em caderno, desenhar ou fotografar plantas, animais e rochas para depois estudar consultando a internet ou enciclopédias).

6. "Neuróbica for kids" (jogo dos sentidos e concentração, realizado em grupo, em que cada criança tem de identificar, através de sons, visão de partes de figuras, cheiros e o tato (com os olhos vendados), diferentes artefactos e situações.

7. "À Sherlock Holmes" (jogos em grupo para descobertas de enigmas na praia ou em parques e jardins).

8. "À Harry Potter" (jogos de magia e ilusionismo que podem ser inventados na hora)

9. O mapa do tesouro (jogo em que alguém esconde um objeto - o tesouro - e fornece pistas enigmáticas para que seja possível construir-se uma rota que leve à sua descoberta).

10. Contadores de histórias hilariantes (em grupo, inventam-se partes de histórias, as mais excêntricas possíveis, registam-se num gravador e depois colam-se as diferentes secções, o que dá origem a situações inimagináveis).

Informação recolhida de uma entrevista de Nelson Lima, do Instituto da Inteligência, à revista HAPPY WOMAN em Agosto 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário