terça-feira, 1 de novembro de 2011

1 de Novembro - Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Hoje é Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. A data foi definida, em 2000, pela União internacional Contra o Cancro (UICC) , na denominada Carta de Paris. O documento serve para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas. 
São limitadas as estatísticas nacionais actualmente disponíveis sobre o cancro. Relativamente à incidência de cancro, de acordo com dados recentemente publicados, no nosso país a taxa de incidência de cancro padronizada pela idade é de 428 em 100.000 no sexo masculino e 289 em 100.000 no feminino. De acordo com dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, pode dizer-se que, em Portugal, a mortalidade por cancro estabilizou em cerca de 10 mortes por dez mil habitantes. Apesar de se registar um decréscimo na mortalidade provocada por determinados tumores, nomeadamente pelo cancro do estômago, outros, como o mieloma múltiplo, o cancro da próstata, do pulmão e do cólon e recto, continuam com mortalidades consideráveis e crescentes. A mortalidade global é mais elevada no sexo masculino. Em 2005, foram registadas 107.839 mortes na população residente em Portugal, sendo 23.232 causadas por cancro (21.5%). Em termos comparativos, no mesmo ano, as mortes derivadas de acidentes de viação foram cerca de 1.100 e o cancro só foi ultrapassado pelas doenças cardiovasculares (34%) em termos de principal causa de morte a nível nacional.

 

O QUE É O CANCRO?

O cancro é a proliferação anormal de células.
O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.
Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor.
Nem todos os tumores correspondem a cancro. Os tumores podem ser benignos ou malignos.
Os tumores benignos não são cancro:
  • Raramente põem a vida em risco;
  • Regra geral, podem ser removidos e, muitas vezes, regridem;
  • As células dos tumores benignos não se "espalham", ou seja, não se disseminam para os tecidos em volta ou para outras partes do organismo (metastização à distância).
Os tumores malignos são cancro:
  • Regra geral são mais graves que os tumores benignos;
  • Podem colocar a vida em risco;
  • Podem, muitas vezes, ser removidos, embora possam voltar a crescer;
  • As células dos tumores malignos podem invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes; podem, ainda, libertar-se do tumor primitivo (primitivo) e entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático - este é o processo de metastização das células cancerígenas, a partir do cancro original (tumor primário), formando novos tumores noutros órgãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário