quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dicas de Segurança na Internet para Adolescentes




1) Sê cuidadoso com o que publicas na Web e sobre o que dizes aos outros. A Web é um local muito mais público e permanente do que parece.
2) Nomes e imagens provocantes e sexy podem atrair a atenção de pessoas que não queres na tua vida.
3) Imagens sexy podem pôr-te em sarilhos com a lei. Se fores menor de idade, tal pode ser considerado pornografia infantil, um crime sério.
4) Sê cuidadoso com os downloads que fazes ou com o que vês, mesmo que a troco de uma gargalhada.
5) Não alinhes com pessoas que na Web estão a comportar-se mal, correr riscos e actuar de forma estranha. Mesmo se pensares que é inofensivo e que aches que consegues lidar com a situação, pois apenas os irás encorajar e poderás colocar em risco outros jovens.
6) Denuncias os casos de outras pessoas que estejam a actuar de forma estranha ou inapropriada ou a assediar-te ou a assediar outros.
Estas pessoas podem ser perigosas e desligares-te dá menos trabalho. Guarda as comunicações. Fala com os teus pais ou professores, contacta o gestor do site, o teu fornecedor de serviços Internet, a Linha Alerta ou até a polícia.
7) Não deixes os amigos influenciar as tuas boas decisões. Se estás a navegar na companhia de amigos, não os deixes pressionar-te para fazeres coisas que normalmente não farias.
8) Sê cuidadoso se te fores encontrar com pessoas que conheceste através da Internet. Poderás pensar que as conheces bem, mas elas podem enganar-te. Vai com um amigo. Avisa os teus pais. Encontra-te num local público. Certifica-te que tens o teu telemóvel e um plano de saída.
                                                                                                    (in http://www.miudossegurosna.net/)
   

Sem comentários:

Enviar um comentário