A equipa de PES agradece a todos os alunos do 5º ano de escolaridade que estiveram envolvidos no Projecto de Avaliação e Promoção da Actividade Física através da monitorização do número de passos com recurso ao pedómetro.
Estes dados permitem classificar se cada pessoa é ou não activa, e possibilitam o planeamento de um programa ou a simples adopção de pequenas estratégias para aumentar o nível de actividade física das pessoas sedentárias ou pouco activas.
Pode ser fixo ao cinto, na cintura das calças, ou por dentro das mesmas, junto ao corpo ou roupa interior. O objectivo é que esteja perto dos ossos da bacia para assim detectar os movimentos destes ao caminhar.
A equipa ainda não fez a análise de todos os dados recolhidos, mas compromete-se a divulgar o resultado desta avaliação muito brevemente.
A título informativo, as recomendações internacionais indicam que as raparigas devem dar entre 11000 e 12000 passos por dia e os rapazes entre 13000 e 15000 passos por dia. Assim, são considerados jovens activos, o que traz benefícios para o seu estado de saúde (diminuir a massa gorda, melhorar a condição física, melhorar a saúde dos ossos e melhorar a auto-estima, entre outros benefícios). Da mesma forma, são considerados activos os adultos que dêem mais de 10000 passos por dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário